7 filmes sobre barbeiros para todo barbeiro conhecer

Barbeiro, você já parou para pensar como a sua profissão pode virar filme?

Seja com humor, suspense ou histórias de vida, o cinema é capaz de captar toda a essência que a profissão de barbeiro possui e refleti-la em uma grande tela, causando risos, reflexões e admiração por esse mundo formado de barba, cabelo e bigode.

Agora, te convidamos para conhecer 7 filmes que retratam a história de barbeiros em suas diferentes perspectivas:

 

O Grande Ditador – Charles Chaplin

Um clássico do cinema mudo, O Grande Ditador apresenta uma paródia de Chaplin sobre Hitler e o regime nazista. Na trama, um humilde barbeiro judeu que luta pela República da Tomânia é ferido em ação e acaba sendo internado em um hospital. Anos depois, sofrendo de amnésia, ganha alta e depara-se com um país fascista, governado com mãos de ferro pelo ditador Adenoyd Hynkel. A graça da trama está na confusão gerada quando o barbeiro se torna sósia do poderoso governante da nação.

 

Veja um dos épicos trechos do filme: AQUI

 

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet – Tim Burton

O filme baseado no musical da Broadway, conta a história de um barbeiro inglês com desejos de vingança. Nesse longa-metragem, Benjamin Barker, interpretado por Johnny Depp, retorna a Londres após 15 anos, para se vingar do juiz Turpin, que com a intenção de roubar a esposa e a filha do barbeiro, envia-o para a Austrália sob falsas acusações. Ao chegar à cidade, Benjamin em parceria com a sra. Lovett (Helena Bonham Carter), decide abrir um novo negócio, que vai muito além de barba e bigode.

 

Trailer

 

Deixa na régua – Emilio Domingos

Considerado uma produção independente, o documentário Deixa da Régua, mostra a rotina de barbearias das periferias do Rio de Janeiro. Além de serem empreendedores que trabalham duro nos fins de semana para fazerem cortes estilizados nos moradores das favelas cariocas, os barbeiros Ed e Deivão tornam-se também grandes ouvintes e conselheiros de seus clientes.

 

Teaser

 

O Barbeiro – Michael Bafaro

O filme de suspense canadense se passa no Alasca em Revelstoke, um vilarejo de 253 habitantes. Dexter Miles, interpretado por Malcolm McDowell, é o único barbeiro local, que se torna protagonista da trama ao ser o principal suspeito de uma série de assassinatos que começam a ocorrer na pacata cidade.

 

Trailer

 

Barbeiros – Guilherme Aguilar

Curta metragem independente, o documentário se passa em São Paulo, no ano de 2011 e retrata a história de barbeiros que se mantêm fiéis ao trabalho artesanal, resistindo à massificação da metrópole. Orgulhosos de suas habilidades, eles exaltam a verdadeira essência da profissão: fazer uma barba bem-feita.

 

Teaser

 

Um Salão do Barulho 3 – Malcolm D. Lee

Após dez anos longe, Calvin, interpretado por Ice Cube, retorna a sua barbearia. Para manter seu negócio, o barbeiro decide juntar a sua barbearia um salão de beleza, proporcionando ainda mais diversão a trama. O ápice do filme se dá com a união de toda uma comunidade de amigos (barbeiros e cabelereiras) contra a criminalidade que assola o lugar.

 

Trailer

 

O Barbeiro que se vira – Eurides Ramos

Do gênero Comédia, o filme brasileiro lançado em 1957 conta a história de Arrelia –  interpretado pelo próprio Arrelia -, barbeiro da cidade de Jabulândia, que além de cortar barba, cabelo e bigode, exerce outras diferentes funções como dentista, farmacêutico, veterinário e calista. Por ser um bom sujeito, sempre disposto a ajudar, Arrelia faz de tudo para unir o casal Leonardo (Paulo Goulart) e Rosinha (Eliana Macedo), mesmo a contragosto do padrasto da jovem.

 

Filme completo

 

Esses são alguns filmes sobre barbeiros que a gente encontrou por aí. Caso você tenha mais alguma indicação para inserir nessa lista, comente abaixo:

Deixe uma resposta