Marketing para barbearia: como atrair clientes para o negócio?

O segmento de saúde e beleza cresceu 10% nos últimos anos, alcançando um faturamento de R$ 100 bilhões. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ainda demonstram que 30% do faturamento veio do público masculino, que está cada vez mais exigente.

 

Os homens procuram por produtos específicos para cabelos e barbas e o atendimento diferenciado em relação aos cortes. Esse interesse fez crescer o segmento das barbearias, o que exige mais atenção dos empreendedores em relação aos concorrentes. Por isso, é fundamental desenvolver uma estratégia de marketing para barbearia a fim de atrair e reter clientes.

Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe o post!

 

Marketing para barbearia: por que adotar essa estratégia?

Essa área está relacionada à administração do negócio, pois ela tem um importante papel na construção da marca e credibilidade de uma organização. O marketing consiste no estabelecimento de processos que visam atrair potenciais clientes para a empresa por meio da identificação de interesses, promoção de um relacionamento em longo prazo e oferta de serviços.

Quanto maior é o número de concorrentes para um segmento, maior deve ser a preocupação do gestor em promover sua marca. Afinal, o consumidor precisa conhecer a empresa e chegar à conclusão “prefiro este serviço por X motivo”.

As campanhas de marketing para barbearia devem mostrar o valor do trabalho da equipe, por meio da apresentação dos diferenciais do negócio, experiência dos profissionais e nível de capacitação.

 

Atração e retenção de clientes: como utilizar o marketing no negócio?

A seguir, listamos algumas dicas para você implementar ações de marketing para barbearia e ampliar as vendas. Veja:

Compreenda o perfil do público-alvo

Talvez você esteja pensando “esse tema é óbvio, pois os meus clientes são homens”. Você está parcialmente certo. Por quê? Se você tem uma barbearia o público-alvo será masculino, contudo, há outras características que devem ser compreendidas:

  • qual é a idade média dos clientes?
  • qual é o padrão de consumo (baixo, médio ou alto)?
  • o que eles esperam do serviço?
  • qual é o principal critério que avaliam em uma barbearia (preço, atendimento, ambiente)?

Ao conhecer essas respostas, será muito mais fácil de você acertar nas estratégias de marketing para barbearia.

Ofereça um ambiente acolhedor

A valorização dos clientes já inicia no espaço de atendimento. Invista na decoração e climatização do ambiente de acordo com o perfil do seu público-alvo. Você pode incrementar o espaço com bebidas, televisão com canais esportivos e revistas para o público masculino.

Tenha uma equipe profissional de qualidade

Participe de feiras, cursos e workshops do seu segmento e estimule os demais profissionais a fazerem o mesmo. Essa é uma maneira de ficar atualizado sobre as tendências do mercado e oferecer um serviço diferenciado para os clientes.

Promova o negócio

Utilize as redes sociais para divulgar o trabalho da barbearia a fim de atrair mais clientes. Você pode realizar publicações de fotos, stories e investir em posts pagos para o público-alvo.

O que publicar? Mostre o espaço de atendimento, fale sobre os profissionais, valorize a qualidade dos produtos utilizados, mostre os depoimentos de clientes, faça promoções e pacotes especiais. Use a criatividade e saia na frente em relação aos concorrentes.

Busque a fidelização de clientes

As ações também devem focar a atenção na retenção dos consumidores. Portanto, priorize o atendimento de qualidade, facilite o agendamento de horários com o uso de ferramentas digitais e crie um programa de fidelidade com a oferta de descontos ou pontuações para troca por brindes.

A integração dessas estratégias de marketing para barbearia vai ajudá-lo a promover e atrair mais clientes para o negócio. O que acha de começar agora mesmo e acompanhar os resultados?

 

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