5 erros que nenhum barbeiro deve cometer

Todo barbeiro em algum momento da carreira já deixou algum detalhe passar em branco, ocasionando insatisfação ou até mesmo perda de clientes. Já diziam os mais antigos: “um cliente satisfeito, pode indicar o seu negócio para umas três pessoas, porém, um cliente insatisfeito faz o negócio perder no mínimo outros 15 clientes”.  Considerando esse ditado popular no mundo dos negócios, elencamos cinco erros comuns, que para o bem de uma barbearia, nenhum barbeiro deve cometer:

 

1. Confundir ou esquecer o horário dos clientes

Imagine o desgosto do cliente que fez um agendamento e justo no horário marcado, outro freguês estar sendo atendido no seu lugar. Além de desistir de esperar, ele pode nunca mais querer voltar e começar a frequentar outra barbearia. Para evitar que isso aconteça, é importante adotar alguma maneira que facilite o agendamento de horários e evite que algum cliente seja esquecido ou confundido com outro.

 

2. Não oferecer um diferencial

Hoje, para fidelizar um cliente é necessário oferecer mais do que um corte de cabelo, barba e bigode. Seja com uma mesa sinuca, um frigobar ou um vídeo game, de alguma maneira é preciso inovar e conquistar a clientela pelo diferencial que a sua barbearia possui. Por exemplo, já imaginou oferecer um programa de fidelidade para seus clientes, em que eles podem trocar pontos por serviços? Então, esse é um dos grandes diferencias que a sua barbearia pode ter.

 

 3. Não jogar conversa fora

Sim, todo barbeiro precisa ter um diálogo com o cliente. Não precisa ser um debate sem fim sobre algum assunto, pode ser uma conversa simples, sobre o dia-a-dia, o trabalho ou a família. Claro que, se o freguês for uma pessoa quieta, que não goste de conversar, com um “bom dia, como vai?” já é possível conquistá-lo.

 

4. Esquecer datas importantes para o cliente

O erro não está apenas em esquecer horários, mas também em esquecer datas. Por mais simples que o ato possa ser, tenha certeza que o cliente gostará de receber uma mensagem de parabéns pelo aniversário, por exemplo. Por isso, é importante demonstrar atenção e importância a essas comemorações. Lógico que se torna impossível guardar a data de todos os clientes, no entanto, é possível adotar alguma forma de anotar os dias e lembrar deles quando necessário.

 

5. Esperar que o cliente apareça

Engana-se aquele barbeiro que acha desnecessário ir atrás da clientela. Foi-se o tempo em que era apenas o freguês quem ia até a barbearia. Hoje, o barbeiro também busca pelo seu cliente, com auxílio da tecnologia e da internet. Montar um blog, uma página nas redes sociais, campanhas para captar novos interessados, são algumas formas de aumentar a visibilidade do negócio e chegar até o cliente sem ele precisar se esforçar. Por isso, vale a pena apostar em ideias que facilitem o contato entre freguês e profissional.

 

Certo, agora que você sabe quais erros não pode cometer, deve estar se perguntando: por onde começar? A resposta é simples: AppBarber! Com esse aplicativo exclusivo para barbeiros, os erros comuns que você comete com frequência deixam de existir, pois ele te auxilia nas tarefas profissionais mais simples até as mais complicadas, sem esquecer de facilitar também, a vida da clientela.

 

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