5 dicas para atender bem o cliente da sua barbearia

Cliente ruim é aquele que nunca mais volta, não reclama ou mostra qualquer reação, essa é uma realidade que se aplica a qualquer empresa que precise do contato direto com o público. Com barbearias, isso é ainda mais próximo da realidade, pois os barbeiros estão em contato direto com seus clientes e qualquer detalhe que passe despercebido pode levar a perdê-lo. O que preciso fazer para que o cliente se sinta bem atendido e volte a minha barbearia pelo menos mais uma vez? Essa é a pergunta que milhares de barbeiros se fazem quase diariamente.

Para que um cliente volte à sua barbearia constantemente, o atendimento é um fator primordial para que isso aconteça naturalmente. A falta de atenção com as particularidades do seu cliente pode levar a perda de possíveis bons fregueses ou até mesmo queimar a imagem da sua barbearia por aí. Isso mesmo, um atendimento negativo se espalha: seus clientes contam para seus amigos, que contam para outros conhecidos e tudo isso se torna uma bola de neve.

Entendo que preciso ter atenção no atendimento, especialmente para manter e conquistas mais clientes, mas como isso é possível? Calma, vamos explicar. Confira 5 dicas para atender melhor os clientes da sua barbearia:

Seja simpático

A primeira impressão não é tudo, mas garante que seu cliente encare a sua barbearia de um modo diferente. Receba todos com um sorriso no rosto, fale a linguagem do seu cliente e se preocupe em ser simpático, não apenas porque isso é interessante para mantê-lo, mas sim porque ele merece o melhor tratamento.

Pense no ambiente

O que seu cliente vê quando senta na cadeira para receber um corte de cabelo ou barba? Pense seriamente nisso. Você pode ter sido simpático inicialmente, mas se o seu ambiente de trabalho apresentar uma imagem de desorganização ou mesmo de sujeira, pode gerar uma impressão ruim, difícil de ser quebrada. Deixe seu ambiente de trabalho limpo e organizado, isso é bom para você e os clientes.

Tenha empatia

Pense em como você gostaria de ser atendido, caso fosse seu próprio cliente. Imagine isso antes de cada atendimento, isso ajuda a pensar melhor em quem frequenta a sua barbearia, proporcionando a melhora na imagem do seu negócio e aumenta a chance de fidelização do seu cliente.

Respeite a ordem do agendamento

Fique atento para a ordem em que seus clientes agendaram horário em sua barbearia. Algo que irrita clientes é que alguém passe à sua frente, principalmente quando você já marcou um horário para evitar esperar muito tempo em uma fila, isso torna a experiência ruim e eles provavelmente não retornarão à sua barbearia.

Cuidado com o tempo de espera

O tempo é relativo, diria Einstein, mas ninguém tem tanta paciência assim quando se trata de atendimento ao cliente, os famosos “cinco minutinhos” podem se tornar um pesadelo para os clientes. Crie e ofereça algo para que seu cliente se divirta enquanto espera por atendimento, assim o tempo de espera não parecerá uma eternidade.

Como você percebeu, o atendimento é algo essencial para manter seus clientes fiéis à sua barbearia e evitar perder dinheiro por tratá-los com desleixo. Um desses fatores é a fila de espera, que irrita quem precisa esperar por muitos minutos para ser atendido. Clique aqui e saiba como resolver esse problema que afasta clientes de barbearias por todos os cantos.

 

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